domingo, 25 de outubro de 2009

Bartolomeu: Um filho de Exu.

Na tradição afrobrasileira, Exu é o nome de origem nagô, para a mesma entidade banto denominada Bambojira ou a entidade gêge, no caso Elegbá. É um mensageiro entre os homens e os orixás, senhor das encruzilhadas, concedendo apoio a quem constantemente lhe oferece sacrifícios ou então, dificultando os caminhos. Bartolomeu é filho de Exu. Tem 32 anos e trabalha como funcionário de uma empresa de informática. Solteiro, é capaz de apoiar quem precisa de dinheiro emprestado ou oferecer um ombro amigo, entretanto, em nome dos seus interesses não tem escrúpulos nos seus meios para atingir os fins. Gosta de farras e não tem controle no comportamento, chegando a ter inúmeras relações sexuais com pessoas de quem desconhece o próprio nome. Tem amigos que confiam nele, todavia e reiterando, pode "usar" essa amizade de modo mais pragmático do que ético. Existe uma sensibilidade para compreender o problema dos outros, porém prioriza os seus planos em relação aos demais. Em função desses interesses pessoais ou profissionais é hábil em articular intrigas e complôs visando colocar no poder quem deseja ou derrubar aquele de quem discorda. Gosta que reconheçam o seu trabalho e lhe agradeçam pelos seus esforços de ajudar as pessoas.

Um comentário:

  1. Se o Doutor SABE que Bartolomeu (claro um nome fictício para um paciente que podes ter atendido hoje ou ontem ou vais mesmo atender amanhã) ou até mesmo de um caso clínico passado no primeiro dia de sua aula de Psiquiatria por um professor experiente que gostaria que de cara vocês soubessem identificar um Sociopata e até mesmo um Psicopata, ou como alguns mais inteligentes gostam de se referir como egoístas, manipuladores, sangue-sugas...
    Note que perguntei SABE, não perguntei que oxirás ACREDITAS ser filho. Pois existe uma diferença abissal entre SABER e ACREDITAR.

    Um grande abraço do gordo e um feliz ano novo cheio de realizações para você e sua família, acho que posso chamar de você afinal lhe considero como um amigo, me socorreste muitas vezes quando o único caminho era pra baixo, me fizeste olhar pra cima com os remedinhos milagrosos que me receitas,

    Do seu SEMPRE AMIGO,

    Ddo Antonio Moraes Filho

    PS. Ficaria lisongeado de receber o comentário deste comentários por blog, no caso um blog interessante que está começando agora e achei na internet ontem cujo endereço é filhodeexu.blogspot.com, ou pelo meu email que já deves ter, bem se não tens dá uma ligada pra me desejar feliz ano novo. Mas por coincidência tbm tenho um blog: antoniomoraesfilho.blogspot.com , ficaria honrado com uma visita do amigo.

    ResponderExcluir